E aiii, bom ter você aqui! 😄
Decidi começar a compartilhar por meios de artigos o que temos feito aqui na Dinamiza pra vender online todos os dias.
Vou dividir nossos hacks, insigths e algumas estratégias que utilizamos.
E pra começar eu vou dividir com você uma ação que fizemos em um final de semana no final de Setembro deste ano (2018), mas especificamente nos dias 28,29 e 30 onde o resultado foi de 346 vendas e 633% de ROI
Demos o nome para essa ação de Black Weekend, resolvemos aplicar essa estratégia para aumentar nossa lucratividade e então nós mesmos criamos um “evento de gancho” utilizando algo que as pessoas já conhecem e conectam com a ideia que queriamos passar, que é algo de muito valor por uma oferta imperdível. Juntamos a sede com a vontade de beber e deu um belo “suco”, no final ficou bom pra todo mundo.
Essa ação tem 3 pilares;
Antecipação
(poderiamos ter feito essa parte melhor e com certeza o resultado seria ainda maior)
Ancoragem
(fizemos isso muito bem, conseguimos agregar um valor real e a percepção do lead foi a melhor possível)
Escassez real
Vou falar um pouco mais sobre cada ponto logo abaixo, antes deixa eu dividir com você nossas metas e com que “tipo” de leads trabalhamos. (veja bem, estou escrevendo aqui “leads” para ficarmos dentro do nosso termo técnico, mas são pessoas e trate-as como tal).
O objetivo inicial como falei foi aumentar nossa lucratividade ou o ROI sobre esse determinado produto (Curso Express de Colocação e Interpretação Vocal), nossa meta foi de 300 tickets (vendas confirmadas) e o resultado como você já sabe foram de 346 vendas e 633% de ROI e trabalhamos apenas com leads que já estavam em nosso funil, represados após passar por várias ofertas e não comprar.
Para impactar esses leads nos utilizamos algumas “ferramentas”, uma automação de emails com envios e reenvios já programados, automação de mensagens no whatsapp, chatbot e remarketing no Facebook, Google Ads (antigo adwords) e CRITEO.
Essa ação foi apenas com uma base de leads e públicos personalizados nas plataformas de anúncios e lógico tudo devidamente “trackeado” para medirmos o impacto de cada canal.
Um parênteses aqui: Para trackear nossos links nos usamos o Digital Manager Guru e você pode conhecer clicando aqui.
“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”
Agora vamos lá, deixa eu dividir aqui com você esse conteúdo que é de muito valor e representa um pedacinho do que nossos clientes encontram aqui na Dinamiza, seja em lançamento, consultoria ou mentoria.
O que vou te passar aqui é 100% aplicável, assim que aplicar volta aqui e me conta, vou ficar feliz de saber que ajudei! Alias, você já pode deixar o seu comentário aqui e indicar essa leitura para quem quer vender online.
Vamos aos pilares.
Pilar 01 – ANTECIPAÇÃO
Todo sucesso de vendas passa por esse pilar, se você não faz um bom trabalho com ele é provável que suas vendas não vão bem. Antecipar é bom por diversos motivos, você deixa a pessoa se preparar para receber uma oferta, dá a chance dela estar pronta pra comprar, gera expectativa e aumenta a pressão.
Você provavelmente já deve ter recebido alguma vez aquele email “Como será amanhã”, isso é antecipação, mas só isso não basta.
Pois bem, como falei antes deixamos “espaços” nessa parte, mas tomamos essa decisão na quarta e na sexta já estávamos começando a ação. O tempo ideal pra fazer antecipação vai de acordo com o tamanho de cada ação, pra essa por exemplo eu gostaria de ter tido essa ideia um pouco antes para termos 7 dias para trabalhar a antecipação. No final o resultado foi ótimo, ultrapassamos nossa meta.
Aqui vai um insigth: O fato de trabalharmos com dois dias apenas de antecipação foi algo que influenciou, mas não determinou nosso resultado. Quem determina seu resultado é você, nenhum fator externo por determinar isso, tudo influência, mas quem determina é você!
Nossa antecipação foi basicamente por email, enviamos 3 emails de antecipação com o gancho da última semana do mês e algo ainda não visto antes.
Ah uma coisa importante, retiramos o boleto do checkout e trabalhamos apenas com cartão de crédito, porque a ação iria acontecer no fim de semana e as vendas de boleto não iriam compensar no mês de setembro.
Pilar 02 – ANCORAGEM
A ancoragem foi simples, não mudamos nada no produto, apenas comunicamos de uma forma mais assertiva e persuasiva, nesse caso nós já tinhamos bônus especiais e de muito valor que usamos apenas na venda ativa com nossos vendedores para conseguir recuperar vendas e aumentar a conversão de boletos. Mas se já não tivéssemos esses bônus, com certeza iriamos criar como já fizemos em outras ocasiões,
Pegamos esses bônus de alto valor percebido, que eram palestras de outros cantores famosos e colocamos na página com mockups e demos preço pra cada um deles, somamos com o preço do curso e ai fizemos uma oferta irresistível baseada no preço baixo + alta percepção de valor + escassez real.
Pilar 03 – ESCASSEZ
A escassez é um ponto muito importante que muitos empreendedores não levam a sério, o fato de dizer que as vagas são limitadas ou o tempo é limitado e não cumprir com o que você diz, esse gatilho perde totalmente a força. Você precisa ser verdadeiro e não se deixar levar pela ganância de fazer mais 10 vendas e jogar o futuro no lixo. Prometeu, cumpre.
Como aplicamos a escassez real?
Usamos aqui uma ferramenta chamada BoostHub (conheça clicando aqui), essa é uma ferramenta que faz inúmeras coisas interessantes para aumentar sua conversão, desde notificações REAIS na sua página até contadores que aplicam a escassez real, travando o lead pelo seu IP, rede, navegador e etc..
Colocamos na nossa página de vendas um contador com 3 dias, até domingo as 23:59 e depois desse horário a página simplesmente redirecionava pra oferta normal que todo mundo tem acesso, a oferta especial desaparece e você educa seus leads a acreditarem em você e a agir quando você fala para eles agirem.
Nos emails e anúncios, em todas as comunicações que fizemos utilizamos a escassez real garantida pelo boosthub e assim foi apenas jogar as pessoas certas para dentro da página que a mágica aconteceu.
Eu posso ter esquecido de algo, se você ficar com alguma dúvida pode deixar seu comentário ai que eu te respondo.
Grande abraço e até a próxima.